Semana da Leitura 2025
Sessão de leitura Inclusiva - AE de Fornos de Algodres
Semana da Leitura 2025
Sessão de leitura Inclusiva - AE de Fornos de Algodres
"Todos os meninos devem ter direito a ler". Esta frase foi escrita por uma aluna, no software (Comunicar com Símbolos) que os alunos do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres puderam experimentar após uma sensibilização para a Leitura Acessível, realizada no agrupamento, pelo Crtic Guarda. No âmbito da comemoração da Semana da Leitura e a convite do Departamento de Educação Especial pudemos, mais uma vez, mostrar que TODOS podem ler livros e aceder a conteúdos de forma inclusiva, independentemente das suas limitações,
Semana da Leitura, dia Internacional do livro infantil, Dia Mundial da Consciencialização do Autismo - AE de Sabugal
Dia 2 de abril, dia Internacional do Livro Infantil e Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, o Crtic Guarda, a convite do Agrupamento de Escolas do Sabugal, participou nas referidas comemorações com a missão de mostrar a todos que existe a possibilidade de ler livros e aceder a conteúdos de forma inclusiva, independentemente das limitações físicas e/ou cognitivas. Com a divulgação da leitura acessível a Todos, difundindo os mais variados formatos existentes (Braille, Pictogramas, Texto Aumentado, QR Code- Quick Response Code com audiodescrição e/ou Língua Gestual Portuguesa), o Crtic Guarda pretende, além da referida equiparação de oportunidades, contribuir para o crescente respeito e fortalecimentos dos direitos das Pessoas com Deficiência, bem como sensibilizar os profissionais de educação, bibliotecários, terapeutas e restante comunidade educativa para uma consolidação de práticas de leitura mais inclusivas.
Muito obrigada pelo convite!
Ação de Formação de Curta Duração (ACD) -Software VERBO Funcionalidades Básicas - AE de Trancoso
O Crtic Guarda realizou no dia 1 de abril de 2025, uma ACD sobre "Software Verbo- Funcionalidades Básicas", tendo como parceiros o AE de Trancoso, CFAE Guarda 1 e a Adapt4you. O Software Verbo é uma ferramenta de CAA (Comunicação Aumentativa e Alternativa) que permite dar a voz a quem precisa e também permite criar e utilizar atividades lúdico pedagógicas que potenciam aprendizagens significativas, através da personalização destas mesmas atividades. Estiveram presentes 10 formandos, devido ao caráter prático desta formação, entre docentes e técnicos que já estão a trabalhar com o software VERBO e também aqueles que perspetivam uma utilização futura no dia-a-dia com os seus alunos. Bem haja a todos!
WORKSHOP ASTERICSGRID- CONHECER E EXPLORAR
AE PEDRO ÁLVARES CABRAL-BELMONTE
Dia 12/02/2025 o CRTIC da Guarda dinamizou o Workshop "ASTERICS GRID - Conhecer e Explorar", tendo como parceiros o Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral - Belmonte e o Centro de Formação Associação de Escolas da Beira Interior. Foi dinamizada pelas docentes do CRTIC e pretendeu dar a conhecer uma ferramenta gratuita. AsTeRICS Grid é um comunicador web multiplataforma. Funciona em navegadores web com a vantagem de que armazena todos os dados no dispositivo que estamos a usar (computador, tablet ou smartphone).
Esta vantagem permite o funcionamento offline (sem ligação à Internet) depois da primeira ligação e descarga inicial dos dados.
O CRTIC agradece a todos os que estiveram presentes e aos parceiros desta ACD.
WORKSHOP TECNOLOGIA ACESSÍVEL PARA CEGOS E BAIXA VISÃO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS E AFONSO DE ALBUQUERQUE E AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SÉ, GUARDA
Dia 6 de janeiro de 2025 o Crtic Guarda em parceria com a Megapontes, com o Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque e com o Agrupamento Escolas da Sé (Escola da Referência para a Educação de Alunos Cegos e com Baixa Visão) organizou um Workshop gratuito sobre Tecnologia Acessível para Cegos e Baixa Visão, tendo sido para comemorar o Dia Mundial do Braille. Neste Workshop foram mostradas as novas tecnologias de apoio, direcionadas ao acompanhamento de alunos cegos ou com baixa visão.
Para dar resposta a todos os interessados foram dinamizadas duas sessões formativas, uma às 14 h, no AE de Sé e outra às 17 h no AE Afonso de Albuquerque.
DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA-2024
EB 2 DE SANTA CLARA
6/12/2024 - Continuação das comemorações do Dia da Pessoa com Deficiência. Desta vez foi na EB2 de Santa Clara, do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque que os alunos puderam conhecer e experimentar alguns dos produtos/tecnologias de apoio e perceber que os mesmos garantem uma maior inclusão, autonomia e equidade para as pessoas com deficiência nos mais diversos contextos.
WORKSHOP CONHECER E EXPLORAR GRID 3
O CRTIC agradece a todos os que estiveram presentes e aos nossos parceiros desta ACD: CFAE Guarda Raia, AE Afonso de Albuquerque e Anditec, na pessoa da Eng.ª Sara Rodrigues.
Os formadores foram a Prof. Paula Barata, docente do CRTIC e a Eng.ª Sara Rodrigues da Anditec. Foi mais um momento de formação de grande qualidade que deixou todos os formandos com vontade repetir. Durante 3 horas, docentes, técnicos e pais, tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre comunicação aumentativa e de conhecer o software Grid 3.
Este software permite a pessoas com deficiência comunicar, controlar o seu ambiente e aceder ao seu computador. Subsidiado pela Fundação Altice!
DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA-2024
AE DE TRANCOSO
Comemoração do Dia da Pessoa com Deficiência no AE de Trancoso. - 2/12/2024
Exposição/ Mostra//Experimentação de Produtos de Apoio/Tecnologias.
Palestra sobre a necessidade de se assinalar esta data.
Agradecemos ao DEE do AE de Trancoso pelo convite.
WORKSHOP ASTERICSGRID- CONHECER E EXPLORAR
AE DE PINHEL
I JORNADAS EDUCATIVAS DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
AE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO
O CRTIC - Guarda participou nas I Jornadas de Práticas Educativas e Psicologia da Educação, que decorreram em Figueira de Castelo Rodrigo, no dia 12 de setembro de 2024, com uma mostra/exposição de Produtos de Apoio de alta e baixa tecnologia disponíveis no CRTIC- Guarda.
Foi uma atividade muito interessante na medida em que os participantes puderam ter contacto com todos os recursos disponíveis para acesso à aprendizagem, garantindo uma maior equidade a todos os alunos independentemente das suas limitações e/ou potencialidades.
COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA - DA TEORIA À PRÁTICA-SOFTWARE VERBO
Ação de Formação "Comunicação Aumentativa - da teoria à prática" - Software Verbo
Dia 16 de abril, o CRTIC da Guarda em parceria com o CFAE Guarda Raia e a Adapt4you, na pessoa da Eng.ª Andreia Matos, promoveram uma ACD sobre “Comunicação Aumentativa”.
Durante 3 horas, docentes, técnicos e pais, tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre comunicação aumentativa e conhecer o software VERBO. Este software é uma ferramenta que permite de uma forma fácil criar conteúdos digitais para implementação da comunicação aumentativa, desenvolvimento cognitivo e aprendizagem de conteúdos curriculares.
No âmbito das comemorações da Semana da Leitura (18 a 22 de março de 2024), o CRTIC da Guarda, no dia 19 de março, em articulação com as Bibliotecas Biblioteca Vergílio Ferreira – Escola Secundária de Afonso de Albuquerque – Guarda e Biblioteca D. Sancho I – EB de Santa Clara – Guarda, realizou a apresentação de um Livro Inclusivo. Esta atividade consistiu no reconto da “História da Gata Borralheira”, de Sophia de Mello Breyner, adaptada em comunicação aumentativa, braille e texto aumentado. Realizou-se em 4 sessões: 1 turma do 7.º, 1 do 8.º e duas do 9.º ano na ESAAG e 1 turma de 5.º ano e 1 uma turma de 6.º ano na Escola Básica de Santa Clara. Com esta história pretendeu-se apresentar “…práticas de leitura mais inclusivas, em particular com aqueles que, por circunstâncias de natureza física, sensorial e cognitiva revelam maiores dificuldades na acessibilidade à leitura e à escrita e enfrentam barreiras à comunicação e à aprendizagem” (PNL).
Foi uma atividade plena de significado e simbologia, que foi do agrado de todos os alunos e professores envolvidos!
No final, o CRTIC ofereceu às duas Bibliotecas um exemplar do livro inclusivo “História da Gata Borralheira”
Formação GRID 3:
Inscreva-se e aprenda mais sobre GRID 3:
Turma para 3 de abril:
https://us02web.zoom.us/.../tZYrd-CuqDMtGtGZ8Mr4...
Turma para 9 de abril:
https://us02web.zoom.us/.../tZwpf-ugrT8iHdxK-1H...
Turma para 15 de abril: https://us02web.zoom.us/.../tZEvcuiqrj8uEtGgXenPWSGTot7ie...
O Mês Internacional de Sensibilização para a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) foi instituído pela Comissão do Projeto LEAD do ISAAC em outubro de 2007. Treze países participaram no primeiro Mês de Sensibilização e os eventos têm vindo a aumentar em número e alcance desde então. Atualmente, o Mês Internacional da Sensibilização para a CAA é celebrado em outubro em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar as pessoas para a importância da comunicação aumentativa e alternativa (CAA) e informar o público sobre as diferentes formas de comunicação.
A Direção Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à criança, divulga de novo a Campanha Férias: um lugar tecno saudável!, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares. Esta campanha, dirigida a pais/encarregados de educação e a todos os agentes educativos, propõe uma viagem a esse lugar especial, onde todos poderão desfrutar de férias em segurança, e onde é privilegiado o bem-estar físico e mental. Consulte a brochura com recomendações para o uso saudável da tecnologia .
Webinar Inclusivo (2.ª Edição)
Vamos celebrar o dia da criança? Dia 1 de junho às 18 Horas, vamos falar sobre o brincar inclusivo e a importância que este tem para o desenvolvimento das crianças .
O webinar (2ª edição) é gratuito mas com inscrição obrigatória:
https://us02web.zoom.us/.../tZAvdOuprDspHNUb1oJmwZOhTi...
Nota importante :
No dia da ação, apenas os primeiros 100 participantes a entrar terão lugar garantido.
Curso: ONLINE - 26 de maio de 2023
Todas as informações:
http://www.anip.pt/wp-content/uploads/2023/05/Workshop-Saltarico-ARBO-WK-2023.05-online-new-date.pdf
Inscrições: https://forms.gle/oBFco1foXn7cCjEN
Cartão Europeu da Deficiência - Consulta Pública
Está a decorrer até 5 de maio de 2023 a consulta pública sobre a iniciativa do Cartão Europeu da Deficiência. Pode submeter os seus contributos a esta iniciativa. Mais informações no site do INR.
Nos dias 2 e 3 de março de 2023 no Auditório 1, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, irão realizar-se as “Jornadas internacionais sobre tecnologias para a inclusão: Boas práticas na educação, lazer e participação social perspetivar a idade”.
Estas jornadas destinam-se a professores e educadores, pais e técnicos envolvidos na utilização destas tecnologias. Têm como objetivo a partilha de experiências que, através do uso das novas tecnologias, melhoram a participação e a qualidade de vida das pessoas com deficiência.
A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória. Podendo ser feita aqui!
“A Revisão da Educação Inclusiva em Portugal” faz uma análise independente, numa perspetiva internacional, das questões relativas à diversidade, equidade e inclusão na educação em Portugal, iniciativas políticas atuais e possíveis abordagens futuras. O âmbito de análise deste relatório abrange o ensino básico (incluindo o 1.º e 2.º ciclo do ensino básico) e o ensino secundário (incluindo o 3.ºciclo do ensino básico e secundário superior).
O relatório serve três propósitos:
fornecer informações e aconselhamento às autoridades educativas portuguesas;
ajudar outros países a compreender a abordagem portuguesa à educação inclusiva;
fornecer subsídios para análises comparativas do projeto OECD Strength through Diversity.
janeiro de 2023
Partilhas à Quarta
Pelo quinto ano consecutivo, e com o objetivo de divulgar práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas no âmbito de projetos desenvolvidos pela Direção-Geral da Educação (DGE), em particular pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), estão de volta as “Partilhas à Quarta” – um conjunto de 6 videoconferências, onde professores e alunos das nossas escolas, a nível nacional, terão a oportunidade de partilhar as suas experiências.
Nas “Partilhas à Quarta”, promovidas em colaboração entre as equipas Laboratórios de Aprendizagem e eTwinning, contar-se-á com a participação de professores e alunos envolvidos nestas iniciativas, assim como noutros projetos apoiados pela ERTE/DGE.
As seis sessões, com temas diversificados, estão agendadas para as seguintes datas:
• 7 de dezembro de 2022 – Projetos eTwinning
• 11 de janeiro de 2023 – Recursos Educativos Digitais
• 15 de fevereiro de 2023 – Cidadania digital
• 15 de março de 2023 – Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD)
• 26 de abril de 2023 – Laboratórios de Educação Digital (LED)
• 24 de maio de 2023 – Internacionalização da Escola
dezembro de 2022
No dia 29 de setembro, pelas 16h00 irá realizar-se a apresentação do novo software de Comunicação AsTeRICS Grid.
O AsTeRICS Grid é um comunicador dinâmico multiplataforma, gratuito e personalizável, que permite a utilização de pictogramas, imagens e sinais ortográficos para facilitar a comunicação e a participação a todas as pessoas. Como tecnologia de apoio para a comunicação, o AsTeRICS Grid reúne uma série de caraterísticas que o tornam uma ferramenta imprescindível para adequar o comunicador à pessoa, tendo em consideração a sua idade, interesses, capacidades e o meio social em que se desenvolve e participa.
Inscrições: https://www.unphu.edu.do/arasaac/
setembro de 2022