Notícias


Ação de Formação "Comunicação Aumentativa - da teoria à prática"  - Software Verbo

No passado dia 16 de abril, o CRTIC da Guarda em parceria com o CFAE Guarda Raia e a Adapt4you, na pessoa da Eng.ª Andreia Matos, promoveram uma ACD sobre “Comunicação Aumentativa”.


 Durante 3 horas, docentes, técnicos e pais, tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre comunicação aumentativa e de conhecer o software VERBO. 


Este software é uma ferramenta que permite de uma forma fácil criar conteúdos digitais para implementação da comunicação aumentativa, desenvolvimento cognitivo e aprendizagem de conteúdos curriculares.



Ação de Formação "Comunicação Aumentativa - da teoria à prática"  - Software Verbo


O CRTIC da Guarda, em colaboração com  o CFAE Guarda-Raia e a Adapt4you, vai levar a efeito a  Ação de Formação e Sensibilização "Comunicação Aumentativa - da teoria à prática".  

Pretendemos explorar as potencialidades do software Verbo. 


Esta ação terá lugar no Pequeno Auditório da Escola Secundária Afonso de Albuquerque no dia 16 de abril (terça-feira) das 17h00 às 20h00 e terá como formadora a Eng.ª. Andreia Matos (Mestre em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidades).


A inscrição é gratuita e deverá ser feita através do link  https://forms.gle/LVPZyFZzwpeMbjzG7  

No âmbito das comemorações da Semana da Leitura (18 a 22 de março de 2024), o CRTIC da Guarda, no dia 19 de março, em articulação com as Bibliotecas Biblioteca Vergílio Ferreira – Escola Secundária de Afonso de Albuquerque – Guarda e Biblioteca D. Sancho I – EB de Santa Clara – Guarda, realizou a apresentação de um Livro Inclusivo. Esta atividade consistiu no reconto da “História da Gata Borralheira”, de Sophia de Mello Breyner, adaptada em comunicação aumentativa, braille e texto aumentado. Realizou-se em 4 sessões: 1 turma do 7.º, 1 do 8.º e duas do 9.º ano na ESAAG e 1 turma de 5.º ano e 1 uma turma de 6.º ano na Escola Básica de Santa Clara. Com esta história pretendeu-se apresentar “…práticas de leitura mais inclusivas, em particular com aqueles que, por circunstâncias de natureza física, sensorial e cognitiva revelam maiores dificuldades na acessibilidade à leitura e à escrita e enfrentam barreiras à comunicação e à aprendizagem” (PNL).

Foi uma atividade plena de significado e simbologia, que foi do agrado de todos os alunos e professores envolvidos!

No final, o CRTIC ofereceu às duas Bibliotecas um exemplar do livro inclusivo “História da Gata Borralheira”

Formação GRID 3:

Inscreva-se e aprenda mais sobre GRID 3:


Turma para 3 de abril:

https://us02web.zoom.us/.../tZYrd-CuqDMtGtGZ8Mr4...


Turma para 9 de abril:

https://us02web.zoom.us/.../tZwpf-ugrT8iHdxK-1H...


Turma para 15 de abril: https://us02web.zoom.us/.../tZEvcuiqrj8uEtGgXenPWSGTot7ie... 


O Mês Internacional de Sensibilização para a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) foi instituído pela Comissão do Projeto LEAD do ISAAC em outubro de 2007. Treze países participaram no primeiro Mês de Sensibilização e os eventos têm vindo a aumentar em número e alcance desde então. Atualmente, o Mês Internacional da Sensibilização para a CAA é celebrado em outubro em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar as pessoas para a importância da comunicação aumentativa e alternativa (CAA) e informar o público sobre as diferentes formas de comunicação. 

A Direção Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à criança, divulga de novo a Campanha Férias: um lugar tecno saudável!, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares.  Esta campanha, dirigida a pais/encarregados de educação e a todos os agentes educativos, propõe uma viagem a esse lugar especial, onde todos poderão desfrutar de férias em segurança, e onde é privilegiado o bem-estar físico e mental. Consulte a brochura com recomendações para o uso saudável da tecnologia .


Webinar Inclusivo (2.ª Edição)

Vamos celebrar o dia da criança?  Dia 1 de junho às 18 Horas, vamos falar sobre o brincar inclusivo  e a importância que este tem para o desenvolvimento das crianças .

O webinar (2ª edição) é gratuito mas com inscrição obrigatória:
https://us02web.zoom.us/.../tZAvdOuprDspHNUb1oJmwZOhTi...

Nota importante :
No dia da ação, apenas os primeiros 100 participantes a entrar terão lugar garantido.

Cartão Europeu da Deficiência - Consulta Pública

 

Está a decorrer até 5 de maio de 2023 a consulta pública sobre a iniciativa do Cartão Europeu da Deficiência. Pode submeter os seus contributos a esta iniciativa. Mais informações no site do INR.

                            Jornadas Internacionais – Tecnologias para a Inclusão

Nos dias 2 e 3 de março  de 2023 no Auditório 1, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, irão realizar-se as Jornadas internacionais sobre tecnologias para a inclusão: Boas práticas na educação, lazer e participação social perspetivar a idade”.

Estas jornadas destinam-se a professores e educadores, pais e técnicos envolvidos na utilização destas tecnologias. Têm como objetivo a partilha de experiências que, através do uso das novas tecnologias, melhoram a participação e a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória.  Podendo ser feita aqui!

Balanço da Educação Inclusiva em Portugal 

A Revisão da Educação Inclusiva em Portugal” faz uma análise independente, numa perspetiva internacional, das questões relativas à diversidade, equidade e inclusão na educação em Portugal, iniciativas políticas atuais e possíveis abordagens futuras. O âmbito de análise deste relatório abrange o ensino básico (incluindo o 1.º e 2.º ciclo do ensino básico) e o ensino secundário (incluindo o 3.ºciclo do ensino básico e secundário superior).

O relatório serve três propósitos: 

janeiro de 2023

Partilhas à Quarta 

Pelo quinto ano consecutivo, e com o objetivo de divulgar práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas no âmbito de projetos desenvolvidos pela Direção-Geral da Educação (DGE), em particular pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), estão de volta as “Partilhas à Quarta” – um conjunto de 6 videoconferências, onde professores e alunos das nossas escolas, a nível nacional, terão a oportunidade de partilhar as suas experiências.

Nas “Partilhas à Quarta”, promovidas em colaboração entre as equipas Laboratórios de Aprendizagem e eTwinning, contar-se-á com a participação de professores e alunos envolvidos nestas iniciativas, assim como noutros projetos apoiados pela ERTE/DGE.

As seis sessões, com temas diversificados, estão agendadas para as seguintes datas: 

• 7 de dezembro de 2022 – Projetos eTwinning

• 11 de janeiro de 2023 – Recursos Educativos Digitais

• 15 de fevereiro de 2023 – Cidadania digital

• 15 de março de 2023 – Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD)

• 26 de abril de 2023 – Laboratórios de Educação Digital (LED)

• 24 de maio de 2023 – Internacionalização da Escola

dezembro de 2022

AsTeRICS Grid

No dia 29 de setembro, pelas 16h00 irá realizar-se a apresentação do novo software de Comunicação AsTeRICS Grid.

O AsTeRICS Grid  é  um comunicador dinâmico multiplataforma, gratuito e personalizável, que permite a utilização de pictogramas, imagens e sinais ortográficos para facilitar a comunicação e a participação a todas as pessoas. Como tecnologia de apoio para a comunicação, o AsTeRICS Grid reúne uma série de caraterísticas que o tornam uma ferramenta imprescindível para adequar o comunicador à pessoa, tendo em consideração a sua idade, interesses, capacidades e o meio social em que se desenvolve e participa.

Inscrições: https://www.unphu.edu.do/arasaac/

setembro de 2022