Notícias
Ação de Formação "Comunicação Aumentativa - da teoria à prática" - Software Verbo
No passado dia 16 de abril, o CRTIC da Guarda em parceria com o CFAE Guarda Raia e a Adapt4you, na pessoa da Eng.ª Andreia Matos, promoveram uma ACD sobre “Comunicação Aumentativa”.
Durante 3 horas, docentes, técnicos e pais, tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre comunicação aumentativa e de conhecer o software VERBO.
Este software é uma ferramenta que permite de uma forma fácil criar conteúdos digitais para implementação da comunicação aumentativa, desenvolvimento cognitivo e aprendizagem de conteúdos curriculares.
Ação de Formação "Comunicação Aumentativa - da teoria à prática" - Software Verbo
O CRTIC da Guarda, em colaboração com o CFAE Guarda-Raia e a Adapt4you, vai levar a efeito a Ação de Formação e Sensibilização "Comunicação Aumentativa - da teoria à prática".
Pretendemos explorar as potencialidades do software Verbo.
Esta ação terá lugar no Pequeno Auditório da Escola Secundária Afonso de Albuquerque no dia 16 de abril (terça-feira) das 17h00 às 20h00 e terá como formadora a Eng.ª. Andreia Matos (Mestre em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidades).
A inscrição é gratuita e deverá ser feita através do link https://forms.gle/LVPZyFZzwpeMbjzG7
No âmbito das comemorações da Semana da Leitura (18 a 22 de março de 2024), o CRTIC da Guarda, no dia 19 de março, em articulação com as Bibliotecas Biblioteca Vergílio Ferreira – Escola Secundária de Afonso de Albuquerque – Guarda e Biblioteca D. Sancho I – EB de Santa Clara – Guarda, realizou a apresentação de um Livro Inclusivo. Esta atividade consistiu no reconto da “História da Gata Borralheira”, de Sophia de Mello Breyner, adaptada em comunicação aumentativa, braille e texto aumentado. Realizou-se em 4 sessões: 1 turma do 7.º, 1 do 8.º e duas do 9.º ano na ESAAG e 1 turma de 5.º ano e 1 uma turma de 6.º ano na Escola Básica de Santa Clara. Com esta história pretendeu-se apresentar “…práticas de leitura mais inclusivas, em particular com aqueles que, por circunstâncias de natureza física, sensorial e cognitiva revelam maiores dificuldades na acessibilidade à leitura e à escrita e enfrentam barreiras à comunicação e à aprendizagem” (PNL).
Foi uma atividade plena de significado e simbologia, que foi do agrado de todos os alunos e professores envolvidos!
No final, o CRTIC ofereceu às duas Bibliotecas um exemplar do livro inclusivo “História da Gata Borralheira”
Formação GRID 3:
Inscreva-se e aprenda mais sobre GRID 3:
Turma para 3 de abril:
https://us02web.zoom.us/.../tZYrd-CuqDMtGtGZ8Mr4...
Turma para 9 de abril:
https://us02web.zoom.us/.../tZwpf-ugrT8iHdxK-1H...
Turma para 15 de abril: https://us02web.zoom.us/.../tZEvcuiqrj8uEtGgXenPWSGTot7ie...
O Mês Internacional de Sensibilização para a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) foi instituído pela Comissão do Projeto LEAD do ISAAC em outubro de 2007. Treze países participaram no primeiro Mês de Sensibilização e os eventos têm vindo a aumentar em número e alcance desde então. Atualmente, o Mês Internacional da Sensibilização para a CAA é celebrado em outubro em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar as pessoas para a importância da comunicação aumentativa e alternativa (CAA) e informar o público sobre as diferentes formas de comunicação.
A Direção Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à criança, divulga de novo a Campanha Férias: um lugar tecno saudável!, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares. Esta campanha, dirigida a pais/encarregados de educação e a todos os agentes educativos, propõe uma viagem a esse lugar especial, onde todos poderão desfrutar de férias em segurança, e onde é privilegiado o bem-estar físico e mental. Consulte a brochura com recomendações para o uso saudável da tecnologia .
Webinar Inclusivo (2.ª Edição)
Vamos celebrar o dia da criança? Dia 1 de junho às 18 Horas, vamos falar sobre o brincar inclusivo e a importância que este tem para o desenvolvimento das crianças .
O webinar (2ª edição) é gratuito mas com inscrição obrigatória:
https://us02web.zoom.us/.../tZAvdOuprDspHNUb1oJmwZOhTi...
Nota importante :
No dia da ação, apenas os primeiros 100 participantes a entrar terão lugar garantido.
Curso: ONLINE - 26 de maio de 2023
Todas as informações:
http://www.anip.pt/wp-content/uploads/2023/05/Workshop-Saltarico-ARBO-WK-2023.05-online-new-date.pdf
Inscrições: https://forms.gle/oBFco1foXn7cCjEN
Cartão Europeu da Deficiência - Consulta Pública
Está a decorrer até 5 de maio de 2023 a consulta pública sobre a iniciativa do Cartão Europeu da Deficiência. Pode submeter os seus contributos a esta iniciativa. Mais informações no site do INR.
Jornadas Internacionais – Tecnologias para a Inclusão
Nos dias 2 e 3 de março de 2023 no Auditório 1, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, irão realizar-se as “Jornadas internacionais sobre tecnologias para a inclusão: Boas práticas na educação, lazer e participação social perspetivar a idade”.
Estas jornadas destinam-se a professores e educadores, pais e técnicos envolvidos na utilização destas tecnologias. Têm como objetivo a partilha de experiências que, através do uso das novas tecnologias, melhoram a participação e a qualidade de vida das pessoas com deficiência.
A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória. Podendo ser feita aqui!
Balanço da Educação Inclusiva em Portugal
“A Revisão da Educação Inclusiva em Portugal” faz uma análise independente, numa perspetiva internacional, das questões relativas à diversidade, equidade e inclusão na educação em Portugal, iniciativas políticas atuais e possíveis abordagens futuras. O âmbito de análise deste relatório abrange o ensino básico (incluindo o 1.º e 2.º ciclo do ensino básico) e o ensino secundário (incluindo o 3.ºciclo do ensino básico e secundário superior).
O relatório serve três propósitos:
fornecer informações e aconselhamento às autoridades educativas portuguesas;
ajudar outros países a compreender a abordagem portuguesa à educação inclusiva;
fornecer subsídios para análises comparativas do projeto OECD Strength through Diversity.
janeiro de 2023
Partilhas à Quarta
Pelo quinto ano consecutivo, e com o objetivo de divulgar práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas no âmbito de projetos desenvolvidos pela Direção-Geral da Educação (DGE), em particular pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), estão de volta as “Partilhas à Quarta” – um conjunto de 6 videoconferências, onde professores e alunos das nossas escolas, a nível nacional, terão a oportunidade de partilhar as suas experiências.
Nas “Partilhas à Quarta”, promovidas em colaboração entre as equipas Laboratórios de Aprendizagem e eTwinning, contar-se-á com a participação de professores e alunos envolvidos nestas iniciativas, assim como noutros projetos apoiados pela ERTE/DGE.
As seis sessões, com temas diversificados, estão agendadas para as seguintes datas:
• 7 de dezembro de 2022 – Projetos eTwinning
• 11 de janeiro de 2023 – Recursos Educativos Digitais
• 15 de fevereiro de 2023 – Cidadania digital
• 15 de março de 2023 – Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD)
• 26 de abril de 2023 – Laboratórios de Educação Digital (LED)
• 24 de maio de 2023 – Internacionalização da Escola
dezembro de 2022
AsTeRICS Grid
No dia 29 de setembro, pelas 16h00 irá realizar-se a apresentação do novo software de Comunicação AsTeRICS Grid.
O AsTeRICS Grid é um comunicador dinâmico multiplataforma, gratuito e personalizável, que permite a utilização de pictogramas, imagens e sinais ortográficos para facilitar a comunicação e a participação a todas as pessoas. Como tecnologia de apoio para a comunicação, o AsTeRICS Grid reúne uma série de caraterísticas que o tornam uma ferramenta imprescindível para adequar o comunicador à pessoa, tendo em consideração a sua idade, interesses, capacidades e o meio social em que se desenvolve e participa.
Inscrições: https://www.unphu.edu.do/arasaac/
setembro de 2022